Você está em: Clikaki »   Educação » História » Descobrimento do Brasil resumo

Descobrimento do Brasil resumo

Terra à vista

Exatamente no dia 22 de abril de 1500 as embarcações de Pedro Álvares Cabral tocaram as margens do solo brasileiro.

 

Expedição de Pedro Álvares Cabral chegando ao Brasil (Imagem: Wikipedia)

Expedição de Pedro Álvares Cabral chegando ao Brasil (Imagem: Wikipedia)

EXATAMENTE NO DIA 22 de abril de 1500 as embarcações de Pedro Álvares Cabral tocaram as margens do solo brasileiro.

Durante essa época, tanto Portugal quanto a Espanha realizavam grandes navegações em busca de novas terras. Pouco tempo atrás em 1492, Cristóvão Colombo acabara de descobrir as Américas, onde se localiza principalmente os Estados Unidos. Isso fez com que muitos outros navegadores tivessem esperanças de encontrarem mais terras ao explorarem o Atlântico.

A procura da Índia, Pedro Álvares Cabral, quando chegou ao Brasil, percebeu que não estava na direção correta e acabou chamando aquele lugar de Monte Pascoal. Permaneceram aqui por alguns dias e no quarto dia de sua hospedagem foi rezada a primeira missa em solo brasileiro.

Cabral retornou então ao mar em busca da Índia, mas ficou com aquela dúvida na cabeça a respeito daquela terra que ele não sabia ser um monte, uma ilha ou até mesmo um continente! Foi então que resolveu mudar o nome do lugar para Ilha de Vera Cruz.

Você sabia que antes de Pedro Álvares Cabral chegar ao Brasil outros navegadores Europeus já tinham passado por aqui? Sim, dentre eles estão Duarte Pacheco Pereira em 1498 e mais tarde Vicente Yáñez Pinzón em 26 de janeiro de 1500.

Tempos mais tarde, outras expedições portuguesas e espanholas vieram aqui para a América do Sul e notou-se que essas terras eram muito mais que uma ilha, era um continente.

A fim de evitar guerras, o tratado de Tordesilhas foi firmado entre Espanha e Portugal sobre aquelas terras que haviam encontrado dividindo então o continente sul-americando em dois pedaços, o lado esquerdo da linha imaginária ficou com a Espanha e o lado direito da linha imaginária ficou com os portugueses, o lado onde fica o Brasil.

O mérito do Descobrimento do Brasil fica para Pedro Álvares Cabral porque foi ele quem fez a primeira exploração significativa da costa da América do Sul, e reivindicou aquele local para Portugal.

Mesmo tendo descoberto uma terra cheia de riquezas, Portugal não se empenhou muito em investir seus bens aqui. É claro que eles realizavam muita extração de madeira do pau-brasil e ouro, mas não estavam realmente interessados em colonizar essas terras. Em troca de ensinamentos e de objetos como espelho, apito, os índios que viviam aqui trabalhavam para os colonizadores.

Foi assim até que anos mais tarde, em 1530 com uma expedição de Martin Afonso de Souza, que os portugueses resolveram colonizar de fato o Brasil. A colonização aconteceu porque franceses, holandeses e ingleses também estavam se interessando pelas terras e eles não faziam parte do tratado que haviam firmado com a Espanha. Assim, começou-se a plantar cana de açúcar em nosso solo, que serviria de comércio com outros países Europeus. A colonização e divisão das terras ficou conhecida como Capitanias Hereditárias.

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas