Você está em: Clikaki »   Educação » Biologia » Anelídeos características gerais resumo

Anelídeos características gerais resumo

Annelida

Os anelídeos conhecidos também como Annelida, tem como característica principal o corpo alongado e cilindro. Conheça mais sobre esse filo aqui.

A minhoca é o representante mais famoso do filo

A minhoca é o representante mais famoso do filo Annelida

Chamados também de Annelida, os anelídeos são animais que tem como característica geral o corpo alongado e cilíndrico com inúmeros anéis dispostos em sequência, graças a essa característica o filo é chamado por esse nome. A minhoca, os poliquetos e as sanguessugas são animais mais famosos que fazem parte desse grupo, porém estimasse que existam mais de 200.000 espécies destes animais em praticamente todos os ecossistemas. Um anelídeo pode ter o tamanho de menos de um milímetro e chegar até mesmo a mais de 5 metros.

A maior parte das espécies de anelídeos vivem em ambientes marinhos, além disso eles são animas com simetria bilateral, segmentado, triblásticos, protostómios e celomados, ou seja, possuem uma cavidade do corpo preenchida de um fluido, no qual o intestino e os outros órgãos se encontram suspensos.

A minhoca pode medir de 5 cm até 2 m de comprimento.

A minhoca pode medir de 5 cm até 2 m de comprimento.

A minhoca é o animal mais popular desse filo, uma das suas características principais é o fato de respirar através da pele (respiração cutânea), graças a isso sua pele é úmida, permitindo a difusão dos gases respiratórios (oxigênio e gás carbônico).

CURIOSO: Uma minhoca pode ter até 15 pares de corações, totalizando 30 corações. O número mínimo é de 2 pares para garantir que haja uma boa circulação de sangue por todo o seu organismo.

O corpo de uma minhoca é repleto de cerdas que podem ser facilmente sentidos quando passamos a ponta de nossos dedos sobre elas, a função dessas cerdas é fazer com que a minhoca consiga se apoiar melhor ao solo, facilitando a sua locomoção.

Podendo medir de 5cm até 2 m de comprimento as minhocas são animais importantíssimos para a natureza, já que eles ajudam no processo de decomposição de matérias orgânica, além disso os tuneis cavados por elas auxiliam na oxigenação das raízes das plantas e suas fezes servem de adubo para o solo.

A alimentação e o acasalamento da minhoca é feito na superfície apenas durante a noite, enquanto é dia ela costuma ficar abrigada em seus túneis.

A grande maioria das poliquetas vivem em ambientes marinhos.

A grande maioria das poliquetas vivem em ambientes marinhos.

Pouco conhecidos os poliquetos são animais que em sua maioria, podem ser encontrados em ambientes marinhos. Algumas espécies desse animal vivem no fundo do oceano rastejando em busca de alimento. Outras espécies com hábitos mais terrestres ficam enterradas nas praia se alimentando de larvas e de outros pequenos organismos.

Assim como as minhocas os poliquetos possuem diversas cerdas em todos os anéis do corpo, chamadas de parapódios, que ajudam na sua locomoção. Assim como as minhocas alguns poliquetos apresentam respiração cutânea, porém outros possuem brânquias.

 

As sanguessugas são utilizadas no tratamento da trombose.

As sanguessugas são utilizadas no tratamento da trombose.

Outro animal famoso desse filo é a sanguessuga que também são encontrados em sua maioria em ambientes marinhos, porém algumas especies também podem ser encontradas em brejos e pântanos. Assim como as minhocas, elas fazem respiração cutânea.

Ao contrário dos poliquetos e das minhocas, a sanguessuga não possui cerdas, além disso elas não possuem parapódios e apresentam duas ventosas, que são importantíssimas na hora de sugar o sangue da vítima, pois elas se fixam e perfuram a pela da presa sem provocar dor alguma, além disso ela conta com uma substância anticoagulante que impete que o sangue da presa se coagule, permitindo que o sangue seja sugado facilmente.

As sanguessugas eram utilizadas por muitas pessoas antigamente para sugar seu sangue, acreditando que ela podia curar doenças. Hoje em dia, a substância anticoagulante encontrada na saliva das sanguessugas é utilizada no tratamento da trombose, ele também é utilizado em algumas cirurgias, para retirar o sangue acumulado.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas