Você está em: Clikaki »   Saúde » Doenças » Anemia – o que é, causas, sintomas e tratamento

Anemia – o que é, causas, sintomas e tratamento

hemoglobina

A anemia é causada pela diminuição de hemoglobina no organismo, e a falta dessa proteína causa diversos problemas para a nossa saúde.

anemia

Cansaço, irritabilidade e falta de atenção podem ser sintomas de anemia.

A anemia é um problema que pode atingir pessoas de qualquer idade e classe social, e na maioria das vezes ela ataca as pessoas que possuem um organismo vulnerável, como os idosos, grávidas e crianças. Ela também ataca bastante as mulheres que tentam a qualquer custo manter seu corpo esbelto fazendo dietas malucas sem prescrição médica. Cerca de 90% dos casos são causados pela falta de ferro no organismo e na alimentação, além dos distúrbios genéticos ou hemorragias.

O que é anemia?

É a diminuição de hemoglobina no organismo, essa proteína é encontrada dentro dos glóbulos vermelhos do sangue, ela é constituída por ferro e tem como responsabilidade levar oxigênio aos tecidos. A falta da hemoglobina faz com que o coração tenha que trabalha mais rápido, aumentando o número de batimentos cardíacos e gerando cansaço total ao organismo.Ela é causada pela baixa produção o destruição em grande número dos glóbulos vermelhos, em geral, ela é causada por defeitos tanto adquiridos como genéticos. Ela também pode ser adquirida por perdas muito altas de sangue.

idosos

As mulheres grávidas, crianças e idosos são os mais vulneráveis a anemia.

Quais são os sintomas da anemia?

Existem muitos métodos utilizados para diagnosticar anemia, como, por exemplo, se existe uma forte hemorragia, pois a falta perda de sangue em pouco tempo, faz com que aconteça uma enorme queda na hemoglobina, causando taquicardia, tontura e desmaio. No caso de sangramentos pequenos ou até mesmo falta de ferro a pessoa começa a apresentar sinais de cansaço, irritabilidade e falta de atenção.

Como tratar a anemia?

A anemia é uma doença perigosa e precisa ser tratada, pois qual é aguda, ela pode provocar uma paralisação total do sistema sanguíneo, desregulando a pressão arterial e a circulação, já se é crônica, ela pode causar um aumento dos batimentos cardíacos, que irá hipertrofiar a musculatura e desgastar as fibras, o que, em longo prazo, gera insuficiência cardíaca.

O tratamento é feito depois que a doença é diagnosticada através do exame de sangue, que irá apontar uma falta de ferro no organismo, para repor isso é necessário fazer um tratamento especial com remédios e alimentação. Na maioria das vezes é indicado que o paciente coma alimentos que possuem bastante ferro, como feijão, lentilha, agrião, espinafre, rúcula e principalmente, carne bovina. Além disso, é necessário que seja feito diversos exames para descobrir o que pode estar causando a falta de ferro.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas