Você está em: Clikaki »   Variedades » Curiosidades » Evolução dos meios de comunicação resumo

Evolução dos meios de comunicação resumo

Da fumaça ao Twitter

Dos sinais de fumaça ao twitter: a necessidade de se comunicar a longas distâncias fez com que os seres humanos globalizassem cada vez mais o nosso planeta.

No mundo de hoje é muito difícil imaginar como é viver sem as novas tecnologias de comunicação, mas no começo o máximo que dava para fazer para passar uma mensagem para diversas pessoas era gritando, depois de um tempo as pessoas começaram a se comunicar através de sons, como batendo em troncos ocos e tambores.

Para se comunicar entre as tribos, os índios nativos usavam o sinal de fumaça.

Para se comunicar entre as tribos, os índios nativos usavam o sinal de fumaça. (Foto: Ilustração)

Algumas tribos tiveram a brilhante ideia de se comunicar enviando sinais de fumaça. O método utilizado pelos índios que vivam no Brasil era imitar o canto dos passarinhos.

Serviço de correios

O problema de transmitir mensagens pelo som é que nem sempre eles eram muito precisos, por isso os egípcios resolveram criar o primeiro serviço de correios.

Inventado pelos egípcios, as cartas podiam ser entregues confidencialmente a qualquer pessoa.

Inventado pelos egípcios, as cartas podiam ser entregues confidencialmente a qualquer pessoa. (Foto: Ilustração)

Os carteiros corriam por todo o Egito carregando cartas, depois de alguns anos os romanos aperfeiçoaram esse método, utilizando veículos puxados por animais para enviar cartas mais rapidamente. A velocidade do animal que iria puxar o veículo dependia do quão importante era a mensagem.

Pombo-correio

Por mais de 800 anos, os pombo-correio foram a grande sensação dos rápidos meios de comunicação

Por mais de 800 anos, os pombo-correio foram a grande sensação dos rápidos meios de comunicação (Foto: Ilustração)

O primeiro correio aéreo utilizado também era realizado por animais, esse método começou a ser usado em 1150, na cidade de Bagdá (capital do Iraque).

Esse sistema durou muito tempo por ser muito eficiente e rápido, pois os pássaros conseguiam voar distâncias bem longas e retornar para sua casa. Os pombos-correio pararam de ser utilizados no inicio da 1º Guerra Mundial (1914 – 1918).

Três invenções revolucionárias

O telefone permitiu que as pessoas conseguissem falar em tempo real, com qualquer pessoa em longas distâncias.

O telefone permitiu que as pessoas conseguissem falar em tempo real, com qualquer pessoa em longas distâncias. (Foto: Ilustração)

Criado por Samuel F. B. Morse, em 1837, o telégrafo veio para revolucionar os métodos de enviar mensagens de longa distância, pois bastava a pessoas pressionar uma tecla e o outro telégrafo conectado através de uma linha ia marcando pontos e traços em um papel.

Em 1876 o norte-americano Alexander Graham Bell inventou o telefone, ele fez com que o som fosse enviado através de sinais elétricos por um fio e virar som novamente.

Já o alemão Heinrich Hertz fez com que o som fosse transmitido pelo ar através de ondas de rádio em 1888.

Meios de comunicação atuais

Utilizando as tecnologias do telefone e do rádio, Martin Cooper inventou o celular em 1973. A telefonia celular faz a voz virar sinais elétricos, que são transmitidos por ondas de rádio.

A internet revolucionou os meios dos seres humanos se comunicarem.

A internet revolucionou os meios dos seres humanos se comunicarem. (Foto: Ilustração)

E por fim o computador, que permite que você fale com pessoas a qualquer momento. Isso aconteceu no fim dos anos 90 com a popularização da internet e o aumento da velocidade da rede. Hoje em dia você consegue se comunicar, ao vivo, com vídeo e som de alta qualidade com qualquer outra pessoa ou grupo de pessoas em qualquer parte da Terra.

Avalie e compartilhe este artigo:

Evolução dos meios de comunicação resumo
7 votos, média de votos: 5.00 (pontuação: 98%)
publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas