Humanismo resumo

Gostou? Seja +1!

Categoria: História
Postado em:
Home » História » Humanismo resumo





Homem vitruviano, Leonardo da vinci

Homem vitruviano, Leonardo da vinci

O humanismo é considerado como uma fase de transição onde se discutia sobre o Teocentrismo e o Antropocentrismo  ou seja, a fé contra a razão. A época do humanismo se estende desde 1434, quando Fernão Lopes foi nomeado cronista-mor da Torre do Tombo, até 1527, com a chegada de Sá de Miranda a Portugal. O texto com mais destaque desse período foi a prosa, devido ao trabalho dos cronistas. Além disso, o humanismo causou o surgimento do teatro popular em Portugal através de Gil Vicente.

Atualmente o teatro vicentino ainda exerce uma grande influência, um exemplo é a peça O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, que se tornou muito mais popular pela sua adaptação para o cinema.

Características do Humanismo

O Humanismo é dividido em três estilos: Crônica histórica, poesia palaciana e teatro popular.

Crônica histórica

Fernão Lopes é o nome mais importante desse estilo, pois ele retratou em suas crônicas a importância dos fatores econômicos e do povo na história. Em 3 obras ele retrata a vida de reis portugueses sendo elas: Crônica del-Rei D. Pedro I (influenciou o livro Os Lusíadas), Cônica del-Rei D. Fernando e Crônica del-Rei D. João I.

Poesia Palaciana

Esse estilo é muito focado para os nobres, nele são retratados costumes da Corte. Neste período começou a separação entre poesia e música. Garcia de Resende reuniu as poesias de seu tempo em um livro chamado Cancioneiro Geral, em 1516. Os temas das poesias do Cancioneiro são os mais variados: religiosos, satíricos, dramáticos, didáticos e líricos, dentre outros.

Teatro Popular

Teve inicio com Gil Vicente e buscava fazer sátiras sobre a vida das diversas classes sociais.

  • Quem foi Gil Vicente?
  • Gil Vicente ao longo de sua vida escreveu cerca de 40 peças, tendo como principal característica a sátira, nessas peças Gil zombava de todas as classes sociais principalmente de seus costumes. A crítica dos costumes fazia uma denúncia social: depravação, ganância, desonestidade, entre outros. Uma obra muito famosa de Gil foi o Auto da Barca do Inferno.

Contexto histórico do Humanismo

O Humanismo não foi apenas uma escola literária, ele se tornou um marco importante para o homem, pois nesse período aconteceu uma crescente valorização do ser humano e uma diminuição da importância de Deus para explicar as coisas que acontecem no mundo essa época influenciou muito o Classicismo. Outros acontecimentos relevantes foram: crise do sistema feudal, peste negra, guerra dos cem anos, revolução de avis (Choque entre a nobreza e a burguesia antifeudal em Portugal) e crise interna da igreja.