O PROCON ou Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor é uma fundação que está presente em quase todos os estados e municípios do Brasil.
Tem como principal função de auxiliar o Poder Judiciário na tentativa de solucionar rapidamente problemas entre um consumidor e uma empresa que vendo um produto ou presta um serviço, caso um acordo não seja resolvido o problema é enviado para o Juizado Especial Cível.
Algumas vezes alguns consumidores acabam deixando de fazer sua queixa por falta de tempo, pois a vida hoje em dia está muito corrida e ir até o PROCON e pegar fila pode ser muito demorado.
Por isso, os funcionários governo e do PROCON decidiram facilitar a vida do brasileiro, criando um site para realizar reclamações direto pela internet, sem precisar sair da sua casa.
Como fazer uma reclamação no PROCON pela internet
Para realizar uma queixa pela internet é muito simples, basta acessar a página do PROCON na internet, acessar a tela de ouvidoria e clicar no link do meio, que vai te enviar para este site. Ali você poderá escrever o motivo da sua reclamação e preencher os campos necessários para sua identificação.
No site é possível também receber um atendimento eletrônico, mas ele funciona apenas das 10:00 às 16:00, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, para acessá-lo basta entrar no site do PROCON e acessar o link de atendimento eletrônico no canto esquerdo da tela.
Antes de sair reclamando...
É bom consultar a perguntas frequentes ou as orientações de consumo antes de efetuar sua reclamação.
Você pode reclamar sobre:
- Alimentos : Alimentos em geral, bebidas, achocolatados, biscoitos, restaurantes, etc.
- Assuntos financeiros: Financiamento e leasing de veículos, consórcios, empréstimos, cartão de crédito, bancos, SCPC, Serasa, títulos de capitalização, seguros, etc.
- Compra via Internet: Compras feitas pela internet.
- Habitação: Aluguel residencial, condomínio, compra e venda de imóveis, lotes e apartamentos, incorporação imobiliária, escrituras, termo de quitação, etc
- Prestação de serviços essenciais: Fornecimento de água, energia elétrica, gás e correios.
- Prestação de serviços privados: Escolas em geral, cursos livres, marceneiro, eletricista, pedreiro, transporte, etc.
- Produtos: Eletrodomésticos, eletroeletrônicos, garantia de veículos, motos, móveis, aparelhos celulares, calçados, roupas, assinatura de revistas, jornais, etc.
- Saúde: Planos e seguros saúde, medicamentos, hospitais, clínicas, laboratórios, produtos sanitários, inseticidas, compra de animais, médicos, dentistas, etc
- Telecomunicações : Telefonia fixa, móvel, via rádio, TV por assinatura e serviço de internet.
- Outro: Você especifica qual a sua reclamação caso não se aplique umas acima
Para saber se existe um PROCON na sua cidade clique aqui e veja uma lista de endereços e telefones.