Você está em: Clikaki »   Educação » História » Biografia de Pedro Álvares Cabral

Biografia de Pedro Álvares Cabral

Descobrimento

Pedro Álvares Cabral é uma figura importantíssima na história do nosso país, conheça mais sobre sua vida.

pedro-alvares-cabral

Nascido em 1467 em Portugal, onde também morreu em 1520, Pedro Álvares Cabral fez parte da nobreza portuguesa, onde serviu como fidalgo e comandante militar.

Desde cedo Pedro Álvares Cabral foi influenciado a lutar, pegar em armas e explorar. Com apenas 17 anos de idade ele foi nomeado fidalgo por D. João Segundo. Acredita-se que Cabral pode ter feito um excursão à África, como acontecia com jovens nobres da sua época.

Tempo mais tarde, tornou-se fidalgo do Conselho do Reino e foi nomeado Cavaleiro da Ordem de Cristo. Apesar de não se terem imagens detalhadas de Pedro Álvares Cabral, diz-se que ele era um homem forte e alto (cerca de 1,90 metros de altura). Era também culto, cortês, humilde, prudente, e vaidoso.

No melhor momento de sua vida, em 15 de fevereiro de 1500, Pedro Álvares foi nomeado capitão-mor de uma expedição à Índia, expedição esta que acabou “dando errado” e sucedeu no descobrimento de novas terras que hoje chamamos de Brasil!

Se hoje a evolução tecnológica acabou levando o homem à conquista do espaço, há pouco mais de quinhentos anos atrás o desconhecido era outro: havia interesse de conquistas e novas terras, novas riquezas.

O Descobridor do Brasil

Em 1497, Vasco da Gama descobriu o caminho marítimo para as Índias, de onde voltou com uma rica carga de porcelanas, tapetes e especiarias que renderam de grande proveito à coroa.

Daí, Dom Manuel I resolveu então realizar uma segunda expedição ao Oriente e escolheu para comandar a armada de 13 navios com 1.500 tripulantes, um fidalgo, com 33 anos de nome: Pedro Álvares Cabral.

As 13 caravelas de Pedro Álvares Cabral partiram no dia 09 de março de 1500, junto na expedição estavam Pero Vaz de Caminha, Bartolomeu Dias e Nicolau Coelho. A esquadra seguiu uma rota muito diferente daquilo que tinha sido projetado e no dia 22 de abril eles avistaram o Monte Pascoal, ao qual deram este nome porque estavam perto da Páscoa.

Depois de um longo percurso, Pedro Álvares Cabral havia finalmente descoberto o Brasil.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas