Você está em: Clikaki »   Variedades » Dicas » Diferenças entre miopia, hipermetropia e astigmatismo

Diferenças entre miopia, hipermetropia e astigmatismo

Conheça as diferenças entre miopia, hipermetropia e astigmatismo e veja também exemplos com imagens de cada uma delas

O processo de acomodação visual resulta na focalização de imagens na retina. No entanto, pequenas alterações em estruturas do olho podem comprometer esse processo, gerando problemas de acuidade visual.

Os problemas mais conhecidos são a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo.

Compare o esquema abaixo que mostra como uma imagem se forma na retina em um olho com miopia e o outro com hipermetropia.

miopia-e-hipermetropia

Miopia – Pessoas míopes apresentam dificuldade em focalizar objetos distantes, pois seu globo ocular é mais “alongado” que o normal. Consequentemente, a imagem focalizada se formaria “antes” de chegar à retina. A miopia é facilmente corrigida com o uso de lentes que possui a região central mais fina que as extremidades (lentes divergentes).

No caso da imagem, o que fica mais longe da visão, no caso a parede, fica toda embaçada e não é possível enxergar mera nitidez nela.

Para você que usa óculos, não deixe de conferir dicas de como limpar os óculos.

Hipermetropia – nesse caso, a retina está mais próxima da pupila que o normal, até porque o globo ocular é levemente “achatado”. Consequentemente, a imagem focalizada se formaria “depois” da retina. A pessoa com hipermetropia não enxerga com nitidez objetos próximos. Isso pode ser corrigido com lentes que possuem uma região central mais grossa que as extremidades (lentes convergentes)

Na imagem, você percebe que o jornal que está mais próximo da imagem apresenta falta de nitidez, porém, de longe é possível enxergar tudo muito bem.

Astigmatismo exemploAstigmatismo – a visão se torna “embaçada”, com nitidez prejudicada para imagens e objetos a qualquer distancia do olho. O problema é causado por pequenas deformações na córnea. As lentes utilizadas na correção são assimétricas, que compensam as partes irregulares da córnea.

Conheça a Cirurgia Ocular a Laser que promete acabar com esses problemas de visão

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas