Você está em: Clikaki »   Educação » História » Resumo do que foi a Guerra dos Cem anos

Resumo do que foi a Guerra dos Cem anos

França x Inglaterra

Resumo do que foi a Guerra dos Cem anos. Tal guerra ocorreu durante os anos de 1337 a 1453, durando assim 116 anos. Apesar de longa, a guerra teve um papel importante na transição das eras para o homem.

A guerra dos cem anos (Foto: Ilustração/Reprodução)

A guerra dos cem anos (Foto: Ilustração/Reprodução)

Guerra politica-econômica entre França e Inglaterra. A guerra dos cem anos não durou exatamente cem anos. Tal guerra ocorreu durante os anos de 1337 a 1453, durando assim 116 anos. Apesar de longa, a guerra teve um papel importante na transição de eras para o homem.

Como a guerra começou…

No século XII, a França e a Inglaterra eram regidas por um Rei, pela monarquia, mas eles ainda não vivenciavam a nova política, já que ainda eram muito influenciados pelo feudalismo.

Ambos os países eram dividos em províncias e seus condes ou senhores feudais eram vassalos de um rei e vez ou outra existiam conflitos entre os interesses dos senhores feudais e do rei. Esse foi apenas um dos primeiros motivos que instigaram a guerra dos cem anos.

Tudo começou na região de Flandres. Apesar de ser residente e vassalo francês, essa região tinha um boa ligação econômica com a Inglaterra. O que irritou demais o rei da Franca, mas o pior ainda estava por vir, já que o rei da França morreu e não tinha filhos pra assumir o seu lugar.

O nome do rei que havia falecido era Carlos VI, filho de Felipe, o belo, de quem havia sucedido o trono. Mas, como ele não tinha filhos para suceder o seu trono, devia se escolher parentes próximos a ele ou ao seu pai.

Dois nomes apareceram: Felipe tinha um sobrinho francês, na disputa pelo trono e do outro lado, nada mais, nada menos do que Eduardo III, Rei da Inglaterra, que também era neto de Felipe e tinha por direito disputar o reinado.

Quando escolheram o sobrinho de Felipe para ser Rei sobre a França, eis que surge o estopim, Eduardo logo então declara guerra contra o mesmo. A guerra que ficou conhecida como: A guerra dos Cem anos.

Fim da Guerra

Ao longo dos 116 anos de guerra, todos os reis envolvidos morreram. Contabilizando 20 reis na França e Inglaterra. A guerra teve 4 fases, entre vitórias da França e Inglaterra, a França saiu vitoriosa. Na batalha mais conhecida, a França ganhou a guerra com a ajuda da lendária Joana d’Arc.

Mais do que a Guerra, durante a mesma época, ocorreu a peste negra que ceifou milhões de vidas na Inglaterra e França.

No fim de tudo, os senhores feudais e a nobreza já não tinham tanta influência e não eram mais tão poderosos assim, o que tornou ambos os países uma monarquia absolutista ou centralizada, ou seja, o domínio permanente dos reis. O fim da guerra também anuncia o fim da Idade Média e o Inicio da Época Moderna.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas